🦊 Uma pequena lista de leituras
Na carta de hoje, compartilho referências que me tocaram nos últimos dias
As duas últimas semanas foram meio bagunçadas por aqui, entre trabalho intenso, cansaço com aulas intermináveis e lembranças inesperadas e doloridas. Nessa mistura, decidi não escrever muito na carta de hoje. Em vez disso, compartilho algumas referências que me tocaram nos últimos dias.
Espero que elas reverberem por aí também. 🥰
Uma nota sobre compartilhar referências
Amo newsletters com links para coisas interessantes. Li em algum lugar que “pessoas interessantes são pessoas interessadas” e acho que essa frase funciona bem também para newsletters. Adoro saborear esse interesse filtrado pelo olhar de outras pessoas.
Não tenho compartilhado tantas referências e leituras quanto gostaria, mas espero voltar a incluí-las aqui no Olhar de Raposa. Coloquei de volta o plugin do Pocket no meu navegador para guardar os links que me interessarem, aí posso buscá-los quando for o momento de escrever a próxima carta digital.
Quando partilho links, gosto de falar sobre por que decidi compartilhá-los, e é isso que farei daqui até o final da carta de hoje.
Você é feliz? - por Lalai Persson
Meu comentário ao ler essa newsletter foi: “Eu já tava feliz com o início da newsletter, em que tu falou sobre tuas experiências com felicidade, e aí depois tu trouxe uma mala cheia de referências e eu tô apaixonado”. Gosto muito de quem dedica tempo a pesquisar um assunto e traz uma escrita embasada, rica em referências e reflexões. É exatamente isso que a Lalai traz nessa edição da Espiral e vale cada segundo.
Qual o segredo de Soylent Green? - por Carla Soares
A Carla é facilmente um dos melhores exemplos que consigo apontar – e sempre na ponta da língua – de alguém cuja escrita é ao mesmo tempo cheia de humanidade e de profundidade intelectual. Tenho alguns textos dela dançando na minha memória, mas resolvi compartilhar o link da newsletter mais recente porque foi apenas fabuloso.
O olhar de Sérgio Luciano - por Tony Marlon
O Sérgio é um amigo cuja perspectiva de vida – que mistura jogos, comunicação não-violenta, democracia profunda, entre outras coisas – me instiga, inspira e provoca. Neste texto, Tony conversou com Sergio para produzir um texto sobre olhar para o mundo de forma compassiva e achei bem bonito.
Dense discovery - por Kai Brach
Esta é uma bela newsletter (em inglês) que faz uma curadoria de conteúdos e na qual com frequência encontro leituras que me bagunçam os pensamentos. Se tu lê inglês, recomendo dar uma olhada em uma ou outra edição e ver se te captura o interesse também.
40 Useful Concepts You Should Know - por Gurwinder
Quase certeza que descobri esse link (em inglês) no Dense discovery, é um compilado de tuítes sobre conceitos bacanas de conhecer. Quis guardar o link porque cruzei com algumas ideias como:
Curiosity is the desire to fill gaps in knowledge. Thus, curiosity occurs not when you know nothing about something, but when you know a bit about it. So learn a little about as much as you can (like you're doing now!), and it will spur you to learn even more.
(Tradução minha: Curiosidade é o desejo de preencher buracos/falhas no conhecimento. Então, a curiosidade acontece não quando não sabemos nada sobre algo, mas quando sabemos um pouco a respeito. Portanto, aprenda um pouco sobre o tanto que você conseguir (como está fazendo agora) e isso o incentivará a aprender ainda mais.)
Cabelo-nuvem - por Janaína Esmeraldo
Adoro histórias em quadrinho e o poder que elas têm para explorar nossa vida cotidiana. É exatamente isso que a Janaína entrega na newsletter dela, uma mistura deliciosa de tirinhas e reflexões.
Autoteoria: a arte de elaborar a si mesmo - por Vanessa Guedes
Desta lista, a única pessoa que conheço pessoalmente. A escrita da Vanessa costuma reverberar nos pensamentos por semanas e meses após a leitura, o que para mim é um baita marcador de sucesso. Uma das ideias que está ainda caminhando comigo, nem sei de quantas semanas atrás, por exemplo, é:
Se existe uma única ação prática que uma pessoa anticapitalista pode adotar hoje em dia para fazer diferença no mundo de forma simples e acessível, com certeza é: evitar comer carne. (link)
What do you need? - por Quinn Emmett
A newsletter Important Not Important (em inglês) é um apanhado de sugestões práticas sobre como criar um mundo melhor, sempre acompanhado de muitas referências e leituras.
Tá todo mundo tentando: festinhas de apartamento - por Gaia Passarelli
Leio a Gaia e me encanto com as suas reflexões. Nessa newsletter, uma frase se agarrou à minha mente e se conectou com memórias pessoais: “Não é uma pressão, é mais uma curiosidade mesmo, afinal se é sexo sempre tem que gostar?”. A ideia de não precisar curtir apesar de ser sexo esbarrou em uma das minhas crenças silenciosas de que sexo tem que sempre ser bom. Mais algo para desempacotar nessa vidinha.

Enquanto procurava uma imagem para ilustrar a carta de hoje, pensei em food for thought (algo como “comida/nutrição para pensar”), que é algo que aprecio muito em newsletters que compartilham links. Acabei em comida e na ideia de que partilhar uma refeição com alguém é viver um momento de comunhão – para nem entrar no mérito de preparar comida para alguém, um ato de carinho tamanho que nem sei por onde começar.
Pois fica aqui meu preparado da semana. Espero que tenha te oferecido alguma nutrição. 🥰
Com carinho,
Tales
Que lista ótima. Obrigada pela menção. 😘